
Com as negativas de Hulk e Savarino, o Fluminense continua sem conseguir atrair grandes estrelas para o seu elenco. Desde a chegada de Thiago Silva, em maio de 2024, o Tricolor das Laranjeiras coleciona tentativas frustradas de trazer nomes de destaque mundial e nacional.
A temporada de 2026 mal começou e o clube anunciou apenas duas contratações que não geraram grande impacto na torcida. Guilherme Arana é, até agora, o principal nome anunciado pelo presidente Matheus Montenegro, junto à aposta para a zaga Jemmes, vindo do Mirassol (surpresa de 2025). Com a desistência de contar com atacante Hulk do Atlético-MG e a negativa de Savarino, os tricolores observam com preocupação as diversos fracassos em atrair grandes craques em um mercado cada vez mais inflacionado.
Em 2024, o Tricolor foi agressivo no mercado e tentou repetir a estratégia vitoriosa de 2023, quando o clube conquistou a Copa Libertadores com atletas experientes e vitoriosos em suas carreiras. Renato Augusto chegou vindo do Corinthians como uma solução para o meio de campo, dividindo a responsabilidade da armação com Paulo Henrique Ganso. Junto com o meia, o Tricolor anunciou também o atacante, igualmente veterano, Douglas Costa, para reforçar um ataque que já contava com os experientes Germán Cano e Keno.
A estratégia não funcionou como em 2023, e o Tricolor, em 2024, lutou até o último jogo da temporada para se manter na Série A. Naquela temporada, apostando em um rejuvenescimento, Mário Bittencourt e os diretores tricolores trouxeram uma série de jogadores jovens e promissores na tentativa de dar fôlego ao time na reta final do campeonato. Nesta janela chegaram: Serna, Gabriel Fuentes e Facundo Bernal.
Alvos Confirmados e Sondagens (2025-2026)
O clube enfrentou uma sequência de recusas de alvos importantes:
Neymar (Santos): O "sonho impossível". Houve conversas para que disputasse em princípio somente o Mundial de Clubes de 2025, mas o craque optou por permanecer no Santos.
Richarlison (Tottenham): Após dez anos da chegada às Laranjeiras da joia vinda do América-MG, o presidente Mário Bittencourt sondou o atleta para reforçar o clube na disputa do Mundial de Clubes. Porém, os altos valores e a negativa do Tottenham frustraram os sonhos da torcida tricolor.
Isidro Pitta (Cuiabá): O atacante paraguaio preferiu o projeto do Red Bull Bragantino.
Yannick Bolasie (Criciúma): Após destaque em Santa Catarina, optou pelo Cruzeiro.
Rony (Palmeiras): O Fluminense ofereceu altos salários, mas o atleta escolheu seguir para o Atlético-MG.
Marlon Freitas (Botafogo): Houve tentativa de troca pela promessa Wallace Davi, mas o volante preferiu o Palmeiras.
Jefferson Savarino (Botafogo): Outra tentativa de troca envolvendo Wallace Davi; o jogador optou por permanecer no Alvinegro.
Hulk (Atlético-MG): O atacante não chegou a um acordo de saída com o Galo, encerrando temporariamente as chances de transferência.
Obstáculos
Com um mercado extremamente inflacionado o ex-presidente Mário Bittencourt, em entrevista ao podcast Setor Sul, chegou a citar que a violência urbana no Rio de Janeiro também contribuiu com a dificuldade para atrair atletas. Com isso, o fator financeiro levou o clube a focar no mercado sul-americano, trazendo jovens promessas como Martín Lavega (emprestado ao Coritiba), Rubén Lezcano e Santi Moreno. O argentino Lucho Acosta, de 31 anos, veio do FC Dallas e é tido por muitos como a melhor contratação do Fluminense nas últimas janelas.
Estreia na Temporada
Hoje (14 de janeiro), o Fluminense inicia a temporada profissional e a busca pelo seu 34º título estadual. O Tricolor recebe o Madureira pela primeira rodada do Campeonato Carioca.
Local: Estádio Luso-Brasileiro.
Horário: 19h.
Transmissão: SporTV e Premiere.
Foto destaque: Paulo Angione e Mário Bittencourt no CT Carlos Castilho (Reprodução/Lucas Merçon/ Flickr/FLUMINENSE F.C.)




